quarta-feira, 27 de julho de 2011

Meu pé de guaco.

Guaco é uma planta originária da América do Sul,  que se desenvolve como um arbusto lenhoso e cheio de ramos, cresce como trepadeira, não tem garras por isso para se prender precisa de um suporte. Suas folhas são ovais verde escuras e brilhantes, cheiram amêndoas.  É uma planta linda de se ver!

Os Benefícios do Guaco

Principalmente no inverno, conte com um aliado; o guaco.
A ciência comprovou as propriedades medicinais dessa erva e atestou que ela desobstrui as vias respiratórias.
O xarope de guaco alivia os sintomas de bronquite, tosse e asma; garante uma respiração tranquila.
Xarope contra tosse
Ingredientes:
250 gramas de açúcar mascavo
1 litro de água
1 xícara (de chá) de folhas frescas de guaco
Modo de preparo:
Derreta o açúcar e acrescente a água e as folhas de guaco. Ferva até formar uma calda.
 Adultos devem tomar 1 colher (de sopa), três vezes ao dia. Para crianças, recomenda-se 1 colher (de sobremesa), também três vezes ao dia.
Chá para respirar bem
Ingredientes:
1 xícara (de chá) de água fervente
1 colher (de sopa) de folhas de guaco picadas
Modo de preparo:
Coloque as folhas na água fervente. Abafe por 10 minutos e, em seguida, coe. Tome o chá duas vezes por dia.
Por que o chá e o xarope de guaco garantem respiração tranquila
os brônquios, canais que levam o ar aos pulmões, se dilatam.
A tosse seca fica controlada.
A secreção que se acumula nos pulmões é dissolvida e eliminada.
Benefícios diferentes do guaco
As folhas aliviam os sintomas de reumatismo e varizes. Basta esfregá-las nos locais doloridos.
Simples bochechos com guaco ajudam a evitar a cárie e a placa dental bacteriana.
Em algumas regiões, o macerado de guaco é aplicado sobre picadas de cobras e outros animais peçonhentos. Os índios usam a planta com essa finalidade. (Pesquisa Internet)

Com esse friozinho ... Tenho feito chá de guaco com mel .  Eu amo!!!
Quer tomar um chazinho de guaco comigo?
                                 Uma linda e abençoada tarde para todas(os)!
                                  Abraços!                                                




25 comentários:

  1. Que legal.Lindo!Nunca tinha visto um pé dele. Adoro as balinhas de guaco boas pra garganta...um beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. oi adoro cha de guaco, tenho um pe na minha casinha em cravinhos e nas noites de inverno eu tomo bastante cha de guaco!

    ResponderExcluir
  3. OLha minha mãe sempre faz chá com guaco, ela coloca mel e fica uma delicia e ainda ajuda a curar a tosse né!

    Bjs; Nini

    http://ninifazendoarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Amiga querida, aceito seu chazinho, apesar que aqui tam frio nao...rssrs
    Bjs e tenha uma otima tarde.

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga
    Estamos todos entrando no chá de guaco por aqui, uma griiiipe!!!! tosse!!
    Só chá de guaco mesmo para dar uma aliviada
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  6. Oi minha querida Imaculada, eu amo o teu nome sabia? gosto mesmo, acho super poético, adorei ver os pés de guaco, uma paisagem linda que eles formam, o chá de guaco é uma delicia e com mel então, irrecusável, lembrei de minha avó que fazia balas de guaco e eu adorava, bjos grandes, um bom restinho de dia para você.

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida
    Em primeiro lugar, agradecendo, com carinho, os votos bons de um feliz níver:

    "A felicidade

    É como a gota de orvalho"...

    Foi um dia abençoado e feliz!!!

    Amiga, adoro chá... Hum!!! E o seu está quentinho e cheiroso... Que belo convite fraterno à tardinha!!!!
    Bjs ainda festivos

    ResponderExcluir
  8. Imaculada querida, eu aceito uma xícara de chá de guaco, pois amo o sabor.
    Costumo fazer xarope de guaco pros meus meninos, pois todos eles tem problemas respiratórios, o do meio tem até asma.
    O resultado é magnífico.
    A diferença da minha receita para a sua, é que na minha vai limão.

    Beijos de uma deliciosa noite minha querida amiga.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite minha linda!
    Amei a aula que recebi aqui sobre o guaco.Infelismente aqui no meu Estado não existe essa trepadeira.felizes são vcs que tem esse direito de usufluir planta natural para curar o aparelho respiratorio...aplausos...
    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Ai, ai Imaculada.. chá realmente para mim é um problema acredita??? E ultimamente tenho tomado todos os dias chá verde por causa da minha dieta... não consigo gostar de chá, acho que porque é quente...rsss
    Grande abraço!!!
    www.arqutrecos.com

    ResponderExcluir
  11. Passei para deixar um beijo pra vc. Linda foto do pé de guaco. Muitas saudades!

    ResponderExcluir
  12. Ameeeiiii essa postagem! Hummm que vontade que deu de tomar esse chazinho de guaco da foto com a senhora rsrsrsrs. Quando encontra=la quero esperimentar. Linda a foto! Bjs com saudades Mi

    ResponderExcluir
  13. Aceito o convite para o chá! Vamos marcar uma dessas tardes!! Mi e Ma, morram de inveja!!
    Bjos!! Amo todos vcs!! Mas pertinho da mamãe, quem mora sou eu!

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente? Não tenho costume de tomar chá. Quando era pequena, só tomava chá quando estava com febre. Hj só tomo o chá verde quando vou fazer drenagem. Não conheço esse cha de guaco.
    Uma ótima 5a feira. Bjs, Imaculada.

    ResponderExcluir
  15. Imaculada querida

    Estarei "fora do ar" até dia 1º de agosto, quando virei com novidades na coluna da direita, uma vez que é virada de mês. Me aguardem! Eventualmente, se for possível,postarei alguma texto interessante, mas as idas aos blogs de meus queridos amigos, só terei condicões para fazê-las na segunda-feira. Beijos e até a volta!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Imaculada,
    vc me fez lembrar de tempos passados, eu tomava guaco com leite, é uma delícia.Mas tem tanto tempo que não vejo um pé de guaco, é uma planta muito bonita mesmo.
    Beijos
    Lola BH

    ResponderExcluir
  17. Olá Imaculada,
    Aceito o chazinho de guaco com muito prazer. Aqui no Sul, também o usamos para as mesmas finalidades que tu citaste. E é ótimo para a tosse e bronquite. Eu gosto muito de chimarrão.
    Não sei se posso adicionar algumas folhinhas de
    guaco ao meu "chima". Será que posso?
    Adorei a postagem, pois sempre é bom conhecermos algo sobre as plantas que temos ao nosso dispor.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  18. OLA AMIGA QUE VONTADE DE TOMAR O SEU CHAZINHO, ADORO, GOSTO DE POEJO E HORTELA TAMBEM, BJS DEYA

    ResponderExcluir
  19. Volto pra agradecer e desejar um lindo fds. 2ªfeira, tudo normal comigo,em casa, tentando fazer novamente...beijso,chica

    ResponderExcluir
  20. Guaco é um santo remédio... não tem tosse que resista ao chá de guaco adoçado com mel. Na hora de dormir, morninho, é garantia de uma noite tranquila! Eu nunca tinha visto o pé... como é lindo! Querida: obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Fico feliz de encontrá-la no meu cantinho! Bom final de semana! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  21. Vigie o momento presente,
    para que seu futuro seja feliz.
    Plante sementes de otimismo e de amor,
    para colher amanhã os frutos
    da alegria e da felicidade.
    Sua amizade foi
    um lindo presente
    que ganhei neste mundo virtual.
    Lindo final de semana pleno de paz,
    alegria, felicidade,
    e muita harmonia e amor pra Você.
    Um carinhoso beijo no seu coração
    sua amiga pra sempre,Evanir,

    ResponderExcluir
  22. Além de lindo, é muito bom. Eu sempre que visito uma amiga que tem uma maravilha destas, volto com algumas folhas para fazer infusões, é fantástico. Adorei as receitas de xarope echá. Vou usa-las.
    Obrigada por partilhar
    Tenha um ótimo final de semana
    Abraços

    ResponderExcluir